AMB participa do lançamento do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário

Iniciativa inédita foi lançada nesta quarta-feira (13) no Supremo Tribunal Federal
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros participou, nesta quarta-feira (13), do lançamento do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário no Supremo Tribunal - 35 anos da Constituição Cidadã.
A iniciativa inédita tem o objetivo de estimular a produção de conteúdo que destaque o papel do Judiciário na promoção da cidadania e na defesa do Estado Democrático de Direito, colaborando para que a sociedade e a própria imprensa compreendam melhor as funções dos Tribunais.
"Neste momento, em que discutimos tanto os valores democráticos e o papel do Judiciário como garantidor da democracia, esse prêmio é um incentivo para que as boas práticas e o trabalho de sucesso nessa área sejam divulgados", afirmou o presidente da AMB, Frederico Mendes.

O Presidente da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Desembargador Cláudio Martinewski, também esteve no evento e destacou a importância da imprensa na divulgação do trabalho dos Magistrados. "Sem o Judiciário e sem a Imprensa não se pode falar em democracia. Acho extremamente oportuno a criação do prêmio para dar visibilidade à atividade do Judiciário. Precisamos comunicar para a sociedade as diversas vertentes e valores do Judiciário", afirmou.
A ação conjunta entre o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Superior Tribunal Militar (STM) busca promover a reflexão sobre os direitos assegurados pela Carta Magna, que completa 35 anos em 2023.
Dividido em eixos temáticos, o prêmio engloba diversas áreas do jornalismo. Informações detalhadas sobre as categorias, os temas, o cronograma e a forma de inscrição dos trabalhos podem ser acessadas no site www.tst.jus.br/premiojornalismojudiciario.
Henrique Bolgue (Ascom/AMB)




