AMB participa da posse do novo presidente da Ajufe

O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, participou na noite desta quarta-feira (13) da cerimônia de posse do juiz federal Fernando Mendes como novo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), em Brasília. Ele assume o cargo no lugar do juiz Roberto Carvalho Veloso.
Fernando Mendes, que ficará à frente da entidade no biênio 2018-2020, é juiz federal desde 2002. Foi integrante da Ajufe em diversas diretorias e presidente da Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul (Ajufesp) entre 2015 e 2017.
Jayme de Oliveira elogiou a gestão de Veloso e desejou boa sorte para Fernando Mendes e a nova diretoria.
Em seu discurso de despedida, Roberto Veloso agradeceu a sua diretoria, os associados da Ajufe e membros da mesa do evento pelo trabalho conjunto em sua gestão. Faziam parte da mesa a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, o futuro presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, o presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF), desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves, o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Cid Marconi, e José Robalinho Cavalcanti, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), representando a Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). O evento contou com a presença de membros da magistratura de várias esferas.
No início do discurso de posse, Fernando Mendes falou que quer estabelecer um diálogo construtivo não só com a Justiça Federal, mas também com o STF, o STJ e o Parlamento, para a criação de uma pauta comum. Nas palavras dele, não existe avanço do estágio civilizatório sem uma magistratura forte e respeitada. Ele defendeu uma política remuneratória adequada para a categoria e tratamento uniforme para juízes da ativa e aposentados. O novo presidente da Ajufe também citou nominalmente Jayme de Oliveira quando falou do trabalho da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas).
Participaram também da cerimônia Geraldo Dutra, secretário de Relações Internacionais e presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), a diretora da AMB, Maria Rita Manzarra, a vice-presidente da Associação Paulista dos Magistrados (Apamagis), Vanessa Mateus, Cláudia Márcia Soares, diretora da Escola Nacional da Magistratura (ENM), e o juiz Edmundo Franca de Oliveira, assessor da presidência.




