O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, reuniu-se nesta quinta-feira (7) com representantes da Embaixada do Canadá, em Brasília, para estreitar os laços com o governo canadense, por meio da representação diplomática, e futuramente estabelecer parcerias e convênios que beneficiem a magistratura brasileira. Ele participou do encontro com a juíza Flávia da Costa Viana, diretora-adjunta Internacional da AMB.

Jayme de Oliveira expôs para Alison Grant, ministra conselheira da embaixada, ações da AMB na área internacional. Falou que a entidade fechou recentemente uma parceria com a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, de Portugal, na área de docência e investigação, para contribuir na qualificação dos magistrados brasileiros.

O presidente contou também de participações da AMB em eventos jurídicos internacionais, como o que ocorreu em março deste ano, na China. Jayme de Oliveira representou a magistratura brasileira durante a I Conferência dos Presidentes dos Supremos Tribunais da China e dos Países de Língua Portuguesa, promovida pelo Supremo Tribunal Popular da China.

Ele falou ainda que é de interesse da entidade discutir o sistema judicial brasileiro. Por isso, destacou que é preciso conhecer como funciona o Judiciário de outros países, inclusive do Canadá. “É importante fechar parcerias com países estrangeiros. A ideia é construir projetos duradouros, que continuem a valer depois da minha gestão”.

Alison Grant agradeceu o interesse da AMB nesse tipo de cooperação e citou projetos em que o Canadá já atua no Brasil. Segunda ela, a embaixada tem interesse em facilitar o contato entre especialistas canadenses e membros da AMB.

Para Flávia da Costa Viana, esse contato com diplomatas canadenses foi muito positivo e renderá ótimos frutos. “A intenção é estreitar os laços da Magistratura brasileira com o Governo do Canadá a fim de viabilizar convênios, intercâmbios e outras ações conjuntas. Já nessa primeira reunião conversamos sobre projetos em concreto, relacionados à Justiça Restaurativa, à promoção da igualdade de gênero e ao combate à corrupção”. O encontro, ocorrido na sede da Embaixada do Canadá, também contou com a participação da secretária do órgão, Nadine Khoury, e de Luiz Miguel da Rocha, assessor para Assuntos Políticos e Relações Acadêmicas.

Gostou? Então compartilhe!