AMB acompanha posse do Ministro André Mendonça como membro efetivo do TSE

Novo integrante assume vaga aberta pelo Ministro Alexandre de Moraes
A Diretoria da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) esteve na terça-feira (25), em Brasília, na solenidade de posse do Ministro André Mendonça (STF) como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O Ministro assume uma das vagas destinadas a Magistrados do STF no TSE, aberta a partir da saída do Ministro Alexandre de Moraes (STF), cujo segundo biênio foi encerrado neste mês de junho.
Durante a cerimônia, a Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia (STF), enfatizou a importância da experiência e do conhecimento de Mendonça para as atividades do Tribunal especializado em Justiça Eleitoral.
O novo integrante do TSE reiterou, por sua vez, o compromisso com o voto, a democracia e a livre vontade de manifestação dos eleitores.
A composição do TSE é de, no mínimo, sete ministros, sendo três originários do STF, dois do STJ e dois representantes da classe dos juristas. Cada ministro é eleito para um biênio e não pode ser reconduzido após dois biênios consecutivos.
Perfil
André Mendonça é natural de Santos (SP). É mestre e doutor em direito com menção de doutorado internacional pela Universidade de Salamanca (Espanha) e professor do curso de direito da faculdade presbiteriana Mackenzie de Brasília.
Antes de assumir uma cadeira no STF em 2022, foi Corregedor-Geral da AGU, Advogado-Geral da União por duas vezes e Ministro da Justiça.
Participaram da posse do Ministro a Vice-Presidente Administrativa da AMB, Julianne Freire Marques; a Coordenadora da Justiça Estadual da AMB, Vanessa Mateus; o Secretário da AMB e Presidente da Amagis-DF, Carlos Alberto Martins Filho; a integrante do Conselho Fiscal da AMB, Jussara Schittler dos Santos Wandscheer; e o Assessor Especial da Presidência da AMB, Luciano Carrasco.




