O desembargador Jatahy Júnior, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), foi empossado, nesta segunda-feira (4), como gestor do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). A presidente da AMB, Renata Gil, acompanhou a  solenidade que ocorreu, por meio de videoconferência, com transmissão ao vivo. Ele sucede o desembargador Cleones Cunha, do Maranhão.

O magistrado assumiu o compromisso de trabalhar com diálogo, em busca de uma  gestão voltada para o eleitor. “Peço a colaboração de todos para que possamos juntos elevar o nosso Coptrel a dimensão para o qual foi criado. Assumo a presidência desse colégio com  intensidade, entusiasmo, dedicação e otimismo, certo de que saberei  honrar a missão que me foi confiada”, afirmou.

Sobre a relação com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Jatahy Júnior disse que deve ser pautada pelo diálogo respeitoso, harmonioso e colaborativo. “Mas, penso que não podemos abrir mão de reivindicar a participação dos regionais nas tomadas de importantes decisões. Esses tribunais são os que fazem  efetivamente interlocução  com os eleitores, e sendo  ouvidos e respeitados, certamente  contribuirão  para uma eficiência  da Justiça Eleitoral com a consolidação da democracia”.

Na ocasião, também tomaram posse  os desembargadores Cláudio Brandão de Oliveira (TRE-RJ) e Glauber Antônio Nunes Rêgo (TRE-RN), respectivamente como vice-presidente e secretário. Esta é a primeira vez que um representante da Justiça Eleitoral baiana presidirá o Coptrel.

Currículo:

Jatahy Júnior formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1984, aos 22 anos. Em 1986, tornou-se juiz de Direito. Desde então, passou a atuar na área do Direito Eleitoral, tendo respondido por diversas zonas, incluindo duas de Salvador: 10º ZE, em 1992; e a 2ª ZE, em 1994.

Empossado vice-presidente do TRE baiano em março de 2017,  passou a partir de janeiro de 2018  a exercer também o cargo de corregedor eleitoral.

Em março de 2019, assumiu a presidência do TRE-BA. Em fevereiro de 2020, finalizou a revisão biométrica no Estado e liderou o Regional na conquista do inédito Selo Diamante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

*Com informações do TRE-BA.

 

Gostou? Então compartilhe!