Prêmio Innovare divulga finalistas da 18ª edição

AMB é parceira da premiação, que busca reconhecer trabalhos que ampliam e aceleram o atendimento da Justiça aos brasileiros
O Prêmio Innovare anunciou, nos últimos dias, as práticas escolhidas como finalistas de sua 18ª edição. Com o tema Defesa da Igualdade e da Diversidade, os trabalhos selecionados são de oito estados, além do Distrito Federal: Amazonas, Bahia, Goiás, Minas, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Do total de finalistas, quase metade das práticas são de autoria exclusiva de mulheres, sendo três apresentados somente por homens. Além disso, onze trabalhos foram inscritos pela primeira vez no Innovare. Para conferir todos as práticas selecionadas, clique aqui. A premiação, prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro, no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, conta com o apoio da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).
Entre os temas escolhidos da 18ª edição, há três trabalhos que promovem a modernização da Justiça em São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH) e Recife (PE). Quatro práticas têm como objetivo a inclusão, educação e profissionalização de jovens em Cristalina (GO), Porto Alegre (RS), Guaíba (RS) e São Paulo (SP). Mulheres, crianças e idosos são temas de quatro trabalhos em Brasília (DF), Manaus (AM), São Paulo e Manhuaçu (MG). O Rio de Janeiro concorre com uma prática relacionada à violência urbana e o TSE aprimora os sistemas de defesa das eleições contra as fake news. De Salvador (BA), uma prática cria mecanismos para combater o racismo e a intolerância religiosa.
Na categoria Juiz, são dois trabalhos finalistas. Um deles é sobre o aplicativo web Processo Coletivo Eletrônico, em que um grupo de pessoas pode debater e entender as decisões dos problemas que os envolvem. A Prática foi criada como forma de possibilitar que os envolvidos possam decidir de forma democrática e argumentar as suas opiniões em relação a algum tema de interesse. O formato reduz a insegurança na participação das pessoas e facilita a manifestação utilizando a internet. Já o outro trabalho selecionado refere-se à criação de rotina de trabalho da 3ª Vara Cível da Comarca de Palmares (PE) que proporciona rapidez na entrega da prestação do serviço jurisdicional à população, com uma redução de 63,52% do acervo e cumprimento das metas estabelecidas pelo CNJ. Apesar da pandemia e da necessidade de lockdown, desde 18 de março de 2020, a Unidade trabalha 100% remota e eletronicamente.
Sobre o Prêmio Innovare
Desde 2004, o Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas da área jurídica, idealizadas e colocadas em prática por magistrados, promotores, defensores, advogados, e por profissionais interessados em aprimorar a Justiça brasileira, facilitando o acesso da população.
Ao todo, já foram premiadas 240 práticas, entre mais de 7 mil trabalhos, em diferentes áreas da atuação jurídica. Todas as iniciativas selecionadas são incluídas no Banco de Práticas do Innovare.
Carlos Ribeiro (Ascom)




