Nota de pesar pela morte do ministro do TST Walmir Oliveira da Costa

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) lamenta profundamente a morte do ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Walmir Oliveira da Costa aos 63 anos. O magistrado, que integrava o Tribunal desde 2007, faleceu nesta quarta-feira (28), por complicações decorrentes da covid-19.
Nascido 17 de fevereiro de 1958, em Irituia (PA), Walmir Oliveira formou-se em Direito em 1982 e tornou-se mestre em direito do trabalho em 1998. Ingressou na magistratura trabalhista, por concurso público, em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Atuou em todas as Varas do Trabalho de Belém e nas de Abaetetuba, Almeirim, Altamira, Castanhal, Macapá e Marabá. Em janeiro de 1993, foi promovido, por merecimento e por unanimidade, a titular da Vara do Trabalho de Almeirim e, posteriormente, de Abaetetuba e da 1ª de Belém.
Em 1997, foi promovido a juiz do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região. Atuou como juiz convocado no TST em dez períodos, entre 2000 e 2007.
Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Atualmente, presidia a Primeira Turma do Tribunal e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial.
O Tribunal Superior do Trabalho, consternado, decretou luto oficial de três dias.
A AMB manifesta solidariedade aos familiares e amigos do ministro Walmir Oliveira.
Com informações do Tribunal Superior do Trabalho




