O presidente da AMB, Jayme de Oliveira, compareceu, nessa quarta-feira (16) à XXVII cerimônia de outorga dos troféus Dom Quixote de La Mancha e Sancho Pança, no Supremo Tribunal Federal (STF). O evento foi promovido pela revista Justiça & Cidadania e pela Confraria Dom Quixote.

Instituído em 1999, o Troféu Dom Quixote premia personalidades do mundo jurídico, reconhecidas pela atuação destacada em defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da Justiça e dos direitos de cidadania. O Troféu Sancho Pança, criado posteriormente, homenageia as personalidades que já receberam o Dom Quixote e que se mantiveram fiéis aos mesmos princípios.

De acordo com Jayme de Oliveira, a premiação é motivo de orgulho para toda a área jurídica. “É muito importante prestigiar momento como este, onde grandes profissionais do Judiciário são reconhecidos e que servirão de exemplo para outras futuras atuações de destaque”.

Para a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mais do que uma homenagem, a solenidade representa um “chamamento à responsabilidade” a todas as pessoas públicas premiadas. “A amenidade deste momento não afeta a seriedade dos compromissos que se pede que cada um de nós assuma, não apenas no ideal, mas também na ação voltada para a ética, a moralidade, a dignidade e a Justiça”, afirmou.

O presidente da revista Justiça e Cidadania, Tiago Salles, homenageou a trajetória de seu pai, o jornalista Orpheu Salles, idealizador do prêmio (falecido em 16 de agosto de 2016). “Pela admiração que Orpheu tinha por cada uma das senhoras e senhores hoje agraciados guardo um pouco de meu pai, seja pela amizade, pela moral, pela ética e pela retidão que conduzem suas vidas. Gratidão e amizade que, permitam-me compartilhar com cada um dos senhores presentes. Gratidão e amizade à magistratura brasileira. Gratidão e amizade à Justiça e à cidadania. Gratidão e amizade ao Brasil e aos brasileiros. Gratidão e amizade a todos os agraciados neste ano, pelo 27º Troféu Dom Quixote”, disse.

Também compuseram a cerimônia os ministros do STF, Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Ives Gandra Martins Filho; a presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; o ex-senador Bernardo Cabral, chanceler da Confraria Dom Quixote; e o ex-presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho.

Homenageados deste ano

Ministra Cármen Lúcia, presidente do STF

Ministro Luís Roberto Barroso, do STF

Ministro Edson Fachin, do STF;

Ministro João Otávio de Noronha, corregedor nacional de Justiça

Ministro Luís Felipe Salomão, do STJ

Ministro Mauro Campbell Marques, do STJ

Ministro Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ

Ministro Antônio Carlos Ferreira, do STJ

Ministro Ricardo Villas Bôas Cueva, do STJ

Ministro Sebastião dos Reis Júnior, do STJ

Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, do STJ

Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, do TST

Ministro Alexandre Agra Belmonte, do TST

Ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do STM

Ministro Bruno Dantas, do TCU

Desembargador André Fontes, presidente do TRF2

Desembargador Flávio Pascarelli, presidente do TJAM

Cláudio Lamachia, presidente da OAB

Marcus Vinicius Furtado Coelho, conselheiro da OAB

Antonio Augusto Coelho, advogado

Milton Matsumoto, conselheiro do Bradesco

José Isaac Peres, presidente da Multiplan

Gostou? Então compartilhe!