Manifestação da AMB sobre declarações de Renan Calheiros é destaque na imprensa

O repúdio da AMB diante das declarações do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros, repercutiu em importantes veículos de comunicação do País. A nota pública veiculada pela associação foi destacada no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e no Hora 1, da TV Globo, Portal G1, Congresso em Foco, entre outros.
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente da AMB, João Ricardo Costa, afirmou, em entrevista à Rádio Gaúcha, que a associação vai continuar denunciando publicamente as ações que têm por objetivo inibir a atuação do Poder Judiciário. “A sociedade brasileira deve se sentir ofendida quando nós temos na presidência do Senado Federal alguém que está submetido a uma investigação de um dos maiores escândalos internacionais”, disse João Ricardo.
O presidente da AMB voltou a alertar sobre o “movimento no sentido de dar um ‘abafa’ na Operação Lava Jato” e a tentativa de aprovar o Projeto de Lei do Senado (PLS) 280/2016. O texto altera a lei de abuso de autoridade e, caso seja aprovado e sancionado, irá cercear a liberdade de atuação dos responsáveis por investigar, denunciar e punir criminosos.
João Ricardo informou que a associação irá acompanhar a ação no Supremo Tribunal Federal (STF), anunciada pelo senador Renan Calheiros, que pretende questionar a ação da Polícia Federal e do Poder Judiciário no episódio que envolveu a prisão de quatro agentes legislativos.
Na nota emitida na noite dessa segunda-feira (24), logo após as declarações do presidente do Congresso Nacional, a associação afirmou que é “inaceitável a desqualificação da magistratura e a AMB não transigirá na luta pela manutenção do papel do Poder Judiciário na República e na garantia de sua atuação autônoma e independente, não podendo servir a figura do foro privilegiado como escudo a qualquer tipo de ataque ao Estado Democrático de Direito e às instituições que lhe dão sustentação”.
Confira a repercussão na imprensa:
Entrevista do presidente da AMB à Rádio Gaúcha




